Como limpar filtros do ar condicionado – Dicas

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante para manter a eficácia do aparelho e prolongar a sua vida útil. Com a máquina funcionando perfeitamente você também economiza energia porque ele não vai precisar “trabalhar” mais para cumprir seu papel.

A limpeza frequente vale também para quem não usa o ar-condicionado na função quente durante o inverno, já que o acúmulo de poeira pode ocorrer independentemente do uso. É melhor prevenir do que ter uma péssima surpresa quando o verão chegar, certo?

Outra vantagem importante de limpar o filtro do ar-condicionado é a melhora da qualidade do ar que se respira evitando doenças. O filtro sujo pode ser um meio de propagação de bactérias pelo ar que desencadeiam reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Limpe o filtro de dois em dois meses no mínimo, mas se o ambiente for muito empoeirado, faça a limpeza semanalmente.

Passo a passo: como fazer a limpeza semanal do filtro do ar-condicionado

Você não precisa retirar o plugue da tomada para fazer a limpeza, apenas desligue-o normalmente e siga estas instruções:

  1. Retire o painel frontal e limpe com um pano seco. Caso esteja muito sujo, limpe com água morna (abaixo de 48º C);
  2. Retire o filtro da máquina e limpe também com água morna. Jogue a água sempre no sentido contrário: se o ar entra de cima para baixo, passe a água no outro sentido para tirar a sujeira. Não utilize aspirador de pó, produtos químicos ou ferramentas para escovar o filtro, isso pode danificar o aparelho e prejudicar sua eficácia;
  3. Deixe o filtro secar naturalmente ou bata nele retirando o excesso;
  4. Por fim, recoloque o filtro no aparelho e feche o painel.

Não se esqueça de sempre ler as instruções de limpeza presentes no manual do aparelho. Caso haja alguma recomendação específica da marca ou do modelo, os cuidados especiais a serem tomados estarão lá.

Manutenção preventiva

Para a limpeza do ar-condicionado ser completa, deve-se limpar as partes intere nas, como os trocadores de calor. Mas atenção: esta limpeza profunda, chamada de manutenção preventiva, deve ser feita apenas pelo técnico especializado.

By | 2017-12-17T01:50:36+00:00 dezembro 17th, 2017|Ar Condicionado, Dicas, Manutenção|
%d blogueiros gostam disto: