Manutenção do ar-condicionado: o que você precisa saber

Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do aparelho, como também evitar riscos à saúde, estender seu tempo de vida útil e economizar dinheiro com reparos imprevistos  — que também podem causar a parada completa da unidade.

Um ar-condicionado exige atenção para garantir que está operando em sua máxima eficiência e qualidade. Para que você conheça os três principais tipos de manutenção que seu aparelho pode sofrer, descrevemos elas abaixo, informando os benefícios de cada uma e quando cada deve ocorrer. Acompanhe!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é indicada, quando o equipamento apresenta falhas ou desgastes deixando de funcionar como o esperado. Esse procedimento é composto por um conjunto de métodos que visam restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.

O grande problema desse tipo de manutenção é que ele diminui o ciclo de vida do aparelho e que você estará a mercê da sorte, podendo ter um ar-condicionado quebrado durante os períodos em que o sistema é mais utilizado.

É por isso que o ideal é que a manutenção corretiva só aconteça em raras ocasiões. Mas como conseguir isso? Investindo nas manutenções preventivas e preditivas do equipamento.

Manutenção preventiva

Por parecer mais caro ter que gastar com a manutenção do ar-condicionado sem que ele esteja com defeito. Porém, sem dúvidas, este é o procedimento mais barato e garantido. A manutenção preventiva tem o objetivo de corrigir os defeitos antes que eles se manifestem ou que causem danos maiores.

Pense no seu carro, por exemplo. Não é muito melhor trocar o óleo do motor, as pastilhas de freios e outras peças antes que elas causem danos (que podem ser graves) ao carro? Em qualquer equipamento, como seu computador ou máquina de lavar, vale o mesmo princípio, então não seria diferente com a manutenção do ar-condicionado.

A grande vantagem da manutenção preventiva está no fato de que ela pode ser programada, evitando assim que você não seja pego de surpresa. Os procedimentos que ela aplica podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos, reduzindo ao máximo as manutenções corretivas.

A manutenção preventiva de uma unidade de ar condicionado está principalmente ligada à sua limpeza periódica. Com ela, garante-se que o aparelho permaneça funcionando, mantendo sempre o mesmo nível de qualidade do ar.

Manutenção preditiva

Esta é uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma abreviação de Maximum Time Between Failures, que em português seria algo como “tempo Máximo entre falhas”.

Voltando ao exemplo do carro, há estudos feitos pelos fabricantes que determinam o tempo (marcado em meses ou quilômetros rodados) em que certa manutenções no veículo devem ser realizadas, como a própria troca de óleo já citada.

Para os aparelhos de ar condicionado vale o mesmo. Digamos que um fabricante determinou que o tempo de vida útil do filtro do ar-condicionado seja de 6 meses. Realizar a manutenção preditiva significa trocar o filtro antes desse prazo expirar, mesmo que aparentemente esteja tudo bem com ele, para garantir que nenhum problema ocorra com a unidade.

Como escolher uma empresa ou profissional para realizar a manutenção do ar-condicionado

Agora que você já conhece os diferentes tipos de manutenção do ar-condicionado, é preciso se preocupar com algumas dicas na hora de escolher um parceiro para cuidar do seu aparelho. Veja abaixo quais são elas:

  • Verifique a experiência da empresa ou do profissional no seu modelo: existem diferentes modelos de ar condicionado, e você vai querer alguém que entenda as especificidades de funcionamento do seu aparelho;
  • Veja o tempo de mercado da empresa e do profissional: quanto mais experiência no mercado o fornecedor tiver, melhor conhecimento ele terá sobre manutenção do ar-condicionado;
  • Procure por indicações e referências: indicações são a melhor forma de garantir que você está contratando um bom parceiro para cuidar do seu ar-condicionado. Veja com quem a empresa já trabalhou e converse com eles para saber se o serviço é realmente recomendável.

Com tudo isso, você terá uma unidade de ar condicionado eficiente, garantindo seu conforto térmico nas horas que mais precisar!

By | 2017-12-17T01:37:37+00:00 dezembro 17th, 2017|Ar Condicionado, Dicas, Manutenção|
%d blogueiros gostam disto: